CartaExpressa
Mandetta: Bolsonaro está perdido e míope
Ex-ministro disse também que Pazuello nunca teve força
O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que o presidente Jair Bolsonaro “permanece no mesmo erro. Apenas olha para si e opta pela politização”.
Em entrevista ao UOL, Mandetta reforçou as críticas ao presidente na condução da pandemia. “Imagino que o presidente (Bolsonaro) tenha levado um puxão de orelha dos EUA por conta da decisão do Ministério da Saúde. O que existe hoje é uma disputa intensa entre chineses e americanos”, disse.
Para Mandetta, o atual ministro da Saúde Eduardo Pazuello “nunca teve força”. “Ele não pode perder o que não tem. Não tem conhecimento técnico e está la para cumprir ordens, mesmo absurdas. Ninguém do mundo científico presta atenção nele”, declarou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.