Mundo
Obama tem projeto para acabar com ‘grampos’ da NSA
Segundo o jornal New York Times, as companhias telefônicas não precisarão reter as informações por mais tempo que o normal. NSA poderá ter acesso com autorização judicial
Washington (AFP) – O governo do presidente Barack Obama prepara um projeto de lei para acabar com a polêmica vigilância das comunicações telefônicas realizada pela Agência Nacional de Segurança (NSA), informou nesta segunda-feira a imprensa americana. “A NSA colocará fim a sua sistemática de obter dados a partir de telefonemas dos americanos”, revela o site do jornal The New York Times, que cita funcionários do governo.
“Os registros permanecerão com as companhias telefônicas, que não precisarão reter as informações por mais tempo que o normal. A NSA poderá ter acesso a registros específicos, mas apenas com a autorização de um juiz, utilizando um novo tipo de ordem judicial”, afirma o Times.
O projeto de lei do governo buscará estender – por mais 90 dias – o período de autorização para o atual programa de vigilância. Após este prazo (…) será submetido a importantes mudanças”.
As mudanças incluirão um prazo menor para a NSA reter informações. O prazo atualmente é de cinco anos.
A proposta do governo Obama também inclui “um papel judicial para determinar se há um nível de suspeita necessário para justificar o monitoramento telefônico antes que a NSA possa obter os dados”, revela o New York Times.
O vazamento de informações por parte do ex-analista de Inteligência Edward Snowden sobre a espionagem das comunicações realizada pela NSA gerou indignação em todo o planeta.
Leia mais em AFP Móvel
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


