CartaExpressa
Caso Robinho: Jornalistas da Globo sofrem ataques após números vazados
‘Às milícias digitais, meu lamento. Continuaremos a fazer jornalismo’, escreveu um dos alvos
Ao menos três jornalistas do núcleo de esportes da Globo foram alvos de ataques de torcedores do Santos após terem seus números de celulares vazados.
De acordo com o UOL, Rodrigo Capelo, Carlos Cereto e Ana Thaís Matos sofreram ameaças. A jornalista Marília Ruiz, do UOL Esportes, também foi vítima dos ataques.
Desde a noite de ontem, bloqueei 600 números de celular e apaguei cerca de 3.000 mensagens com xingamentos e ameaças. Também aconteceu com @mariliaruiz, @anathaismatos e @carloscereto por causa do caso Robinho. Às milícias digitais, meu lamento. Continuaremos a fazer jornalismo.
— Rodrigo Capelo (@rodrigocapelo) October 17, 2020
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


