CartaExpressa
Lula recupera título de doutor honoris causa em Alagoas
Juiz alegou um ‘erro’ no sistema de processos
O ex-presidente Lula perdeu e reconquistou um título de doutor honoris causa concedido pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
Isso porque o juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos determinou a anulação da própria sentença anterior, alegando um “engano” no sistema, que deveria ter considerado a prescrição do processo.
Na quarta-feira 14, o magistrado explicou sua ação: como o ato do conselho universitário que concedeu o título a Lula foi em março de 2012 e a ação da advogada Maria Tavares Ferro, que pedia a anulação do título, foi em agosto de 2017, já havia se esgotado o tempo para reclamação – que é de cinco anos.
A decisão original foi assinada em 23 de julho deste ano, mas publicada apenas na última sexta-feira 09. Nela, o juiz acatava à argumentação da autora da ação. “Não é razoável nem atende à moralidade administrativa conceder honraria a alguém condenado judicialmente e que ainda responde a outras ações penais”, escreveu.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.