CartaExpressa
Eleições 2020: TV Cultura confirma debate em SP
Emissora marcou discussão entre candidatos para 12 de novembro
A emissora pública TV Cultura anunciou que realizará um debate entre os candidatos do 1º turno à Prefeitura de São Paulo no dia 12 de novembro. Caso haja 2º turno, os dois candidatos serão sabatinados no mesmo dia, em uma edição especial do programa Roda Viva. A informação foi comunicada pela empresa nesta quarta-feira 14.
Em nota, a TV Cultura afirmou que “ficou surpresa” com a possibilidade de não haver debates televisivos nestas eleições. A Band foi a única emissora a realizar um debate até agora, em 1º de outubro. As emissoras Globo, CNN, SBT, Record e RedeTV! cancelaram a exibição no 1º turno e culparam a pandemia.
“A TV Cultura, presidida por José Roberto Maluf, ficou surpresa com o fato de que esta poderia ser uma eleição praticamente sem debate, que criaria uma lacuna muito grande no processo democrático do País. E como TV pública, a direção chegou à conclusão que era missão da emissora promover um debate com candidatos a prefeito de São Paulo. Desde a democratização, os debates fazem parte do processo de escolha dos eleitores, diz o Diretor de Jornalismo, Leão Serva”, diz a nota.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.