Mundo

Papa pede nova atitude com filhos de homossexuais

No Vaticano, pontífice anunciou neste domingo a sua primeira viagem à Terra Santa entre os dias 24 e 26 de maio

Papa pede nova atitude com filhos de homossexuais
Papa pede nova atitude com filhos de homossexuais
Papa Francisco faz oração do Angelus diante da Praça São Pedro, no Vaticano
Apoie Siga-nos no

O papa Francisco pediu à Igreja Católica para reconsiderar sua postura em relação aos filhos de casais homossexuais e de pais divorciados, alertando sobre uma atitude que pode se reverter em algo equivalente a “inocular uma vacina contra a fé”.

“Do ponto de vista educacional, os casamentos homossexuais nos lançam desafios que às vezes compreendemos mal”, disse o papa em um discurso à União Internacional de Superiores Gerais, no dia 29 de novembro, cujos trechos foram divulgados pela imprensa italiana apenas neste sábado 4.

“A quantidade de crianças escolarizadas cujos pais estão separados é muito alta”, disse, acrescentando que, a estrutura familiar está mudando na atualidade. “Lembro do caso de uma menina que, com tristeza confessou à sua professora: ‘a namorada da minha mãe não gosta de mim'”, disse o papa, segundo os meios de comunicação.

O papa considerou que os educadores deviam se perguntar “como ensinar o Cristo a uma geração em transformação?”. “Temos que cuidar para não lhes administrar uma vacina contra a fé”, alertou.

Essa é a segunda vez que o pontífice faz um aceno aos homossexuais desde que assumiu o papado em março. Em julho, ele declarou: “Se alguém é gay e busca o Senhor com sinceridade, quem sou eu para julgá-lo?”.

Em dezembro, a revista norte-americana The Advocate, consagrada à homossexualidade, destacou o chefe da Igreja católica como “a personalidade mais influente em 2013 na vida dos LGBT (lésbicas, gays, bi e transexuais)”.

O papa convocou uma assembleia geral dos bispos, no próximo ano, para discutir a posição da Igreja em relação à família, na qual deverá ser debatido, entre outros problemas, o dos divorciados que voltaram a casar e dos filhos de pais separados.

Visita à Terra Santa Neste domingo 5, o pontífice anunciou sua viagem à Terra Santa durante a benção semanal no Vaticano. Francisco visitará, entre os dias 24 e 26 de maio, Jerusalém, Belém e Amã, a capital da Jordânia.

A visita é, até agora, a única viagem estrangeira programada para o papa em 2014.

Com informações da AFP

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo