CartaExpressa
Justiça nega pedido para que Bolsonaro passe por análise de sanidade mental
Na ação, autor diz que ações do presidente na pandemia divergem das recomendações dos especialistas


O desembargador Johonsom di Salvo, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), indeferiu uma petição que pedia que o presidente Jair Bolsonaro fosse submetido a uma análise de sanidade mental.
No pedido, o autor alegava que as ações de Bolsonaro na pandemia do novo coronavírus divergem das recomendações dos especialistas.
“Realmente, buscar averiguação da sanidade mental do Presidente da República em sede de ação popular é praticar abuso do direito de litigar, tratando-se de demanda com nítido caráter de natureza política”, concluiu o magistrado em sua decisão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.