Educação
Covas anuncia testes de Covid-19 para alunos acima de 4 anos e profissionais de educação
Prefeito de São Paulo lançou ‘censo sorológico’ com início previsto para 1º de outubro


O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou nesta sexta-feira 25 a realização do “censo sorológico da educação municipal”, programa que fará testes de Covid-19 com 675 mil alunos acima de 4 anos de idade e 102 mil profissionais da educação. O comunicado ocorreu em coletiva de imprensa com o governador João Doria (PSDB).
Segundo Covas, serão 777 mil pessoas que serão testadas sob o modelo sorológico, utilizado para identificar os anticorpos em amostras obtidas por punção venosa ou digital.
A primeira etapa desse censo deve começar em 1º de outubro, quando serão testadas, no total, 181 mil pessoas: 93 mil profissionais de até 60 anos de idade; 45 mil alunos do 9º ano do ensino fundamental; 41 mil alunos do 3º ano do ensino fundamental; e 2,4 mil alunos no ensino médio. Os exames ocorrerão dentro das escolas.
A Secretaria de Saúde já está lançando editais de compras de mais testes e insumos para realizar a 2ª fase do censo, segundo Covas. O prefeito ainda deve anunciar de que forma serão testadas as crianças de 0 a 3 anos, que medida que exige uma “ação mais específica”.
“A ideia é definir e estabelecer dados que possam orientar a prefeitura, saber quem é que está imune e organizar o retorno às aulas da forma mais segura possível para os alunos, para os professores, para os diretores e para os pais e familiares desses alunos”, afirmou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.