Sustentabilidade
Pantanal: Governador do MT quer Força Nacional para atuar no combate às queimadas
Os incêndios já atingiram 15% da área do Pantanal


O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), vai solicitar o envio da Força Nacional para atuar no combate às queimadas no Pantanal e em outras regiões do estado. A solicitação será formalizada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta segunda-feira 21. A informação é do Estado de S. Paulo.
O secretário-chefe da Casa Civil do Mato Grosso, Mauro Carvalho, afirmou que o estado já conta com o apoio do Exército e da Marinha, “mas a Força Nacional vem somar mais esforços no combate aos focos de incêndios”. Ele ainda disse que não há informações sobre a estrutura e o número do efetivo a ser deslocado para o estado, e que isso será definido conforme a necessidade de cada região.
As queimadas já atingiram 15% da área do Pantanal. De acordo com o secretário, a Defesa Civil informou que houve uma redução de 20% dos focos de incêndios de sábado para domingo graças às chuvas na região.
À reportagem, o Ministério da Justiça informou que ainda está estudando de que forma dará o apoio aos estados de Mato Grosso e Mato Grosso Sul.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.