Mundo
EUA proíbem apps chineses TikTok e WeChat a partir de domingo
Decisão vem após longo embate entre aplicativos e o governo Trump
Os downloads dos aplicativos chineses TikTok e WeChat serão proibidos nos Estados Unidos a partir de domingo 20, informou o departamento de Comércio nesta sexta-feira 18, citando ameaças à “segurança nacional”.
“O Partido Comunista da China mostrou que tem os meios e a intenção de usar esses aplicativos para ameaçar a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos”, disse o departamento americano em um comunicado.
Os Estados Unidos cumprem assim a ameaça que o presidente Donald Trump lançou contra esses dois aplicativos chineses, em um contexto de grande tensão entre os dois gigantes econômicos.
De acordo com a TikTok, o app conta com cerca de 100 milhões de usuários nos Estados Unidos, e um bilhão no mundo. A empresa nega as acusações de espionagem.
*Com informações da AFP
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



