Sustentabilidade
Brasil ‘está de parabéns’ na preservação do meio ambiente, diz Bolsonaro
‘Não entendo como é o país que mais recebe ataques vindos de fora’, afirmou o presidente


O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira 17 que o “Brasil está de parabéns” em sua atuação para preservar o meio ambiente. A declaração foi feita no dia em que dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam aumento de 208% nas queimadas no Pantanal entre 1º de janeiro e 16 de setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2019.
“O Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente e, não entendo como, é o país que mais sofre ataques vindos de fora no tocante ao seu meio ambiente. O Brasil está de parabéns pela maneira como preserva o seu meio ambiente”, declarou Bolsonaro na cerimônia de inauguração da Usina Fotovoltaica Coremas III, em Coremas, na Paraíba.
Assista ao vídeo:
Na quarta-feira 16, um grupo formado por oito países europeus enviou uma carta ao vice-presidente Hamilton Mourão para cobrar respostas do governo contra os danos ambientais no País.
“Estamos extremamente preocupados com essa tendência e seus efeitos negativos, dentre outros, sobre as opções de desenvolvimento sustentável no Brasil, as opções de subsistência de povos indígenas e comunidades locais, bem como sobre as florestas primárias e a biodiversidade dentro e fora das florestas”, diz o texto, assinado pelos países que se reúnem em nome das Parcerias das Declarações de Amsterdã – Dinamarca, França, Alemanha, Países Baixos, Reino Unido, Itália, Noruega e Bélgica.
Sem ameaçar, mas alertando sobre um possível boicote aos produtos brasileiros e pedindo “ações imediatas”, os formuladores lembram que há pressão nos países europeus para que os alimentos sejam de origem segura e sustentável.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Mourão diz que alta nas queimadas do Pantanal foram devido ao feriado da Independência
Por CartaCapital
Mourão diz que ‘opositor’ no Inpe divulga dados negativos sobre queimadas
Por CartaCapital