Sociedade
Paulo César de Oliveira é vítima de racismo nas redes sociais: “Inaceitável”
O comentarista de arbitragem foi chamado de ‘macaco sem vergonha’


O comentarista de arbitragem da Rede Globo Paulo César de Oliveira foi vítima de comentários racistas em suas redes sociais após atuar na transmissão, pela emissora, da vitória por 2 a 1 do Fluminense sobre o Corinthians, no domingo 13.
Um usuário do Instagram publicou um comentário no qual chama o ex-árbitro de “macaco sem vergonha”. O usuário atende por Gugu Berti.
O comentarista classificou o episódio como “inaceitável”. PC, como é conhecido, ainda afirmou que já entrou em contato com a delegacia especializada em crime virtual em São Paulo para registrar a ocorrência. “Pediram pra salvar a URL do perfil, o print, e já fiz isso. O comentário ainda está na minha publicação. Não respondi nada para não alardear, mas pedi orientação ontem e vou registrar. É inaceitável”, disse.
Oliveira concordou, na transmissão, com a marcação de um pênalti contra o Corinthians pelo árbitro Braulio da Silva Machado, nos minutos finais da partida. A decisão foi questionada por torcedores corintianos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.