Política
‘Amazônia não está queimando’: Salles posta vídeo em inglês que contesta dados sobre floresta
Material foi produzido por uma associação de pecuaristas
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, compartilhou em seu Twitter um vídeo que contesta dados sobre as queimadas na Amazônia.
Produzida pela Acripara, uma associação de pecuaristas, a peça traz imagens de florestas e uma criança afirmando, em inglês, que o Brasil é o país que mais preserva suas florestas no mundo.
“A Amazônia produz e preserva. E sabe quem investe na preservação da Amazônia? Os próprios produtores rurais”, diz o vídeo. “Essas queimadas são culturais e de pequenas produções”.
O cenário apresentado no vídeo, no entanto, não condiz com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Segundo levantamento do órgão, o Brasil registrou 8.373 incêndios em sua parte da floresta amazônica nos primeiros sete dias de setembro. É mais do que o dobro do número de incêndios no mesmo período do ano anterior.
Recebi este vídeo, “Amazônia não está queimando” … pic.twitter.com/l6iG0uGhhU
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) September 9, 2020
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



