Mundo
Hamas anuncia acordo para o fim da escalada com Israel
Um emissário do Catar chegou nesta terça a noite ao território palestino com propostas para acalmar a situação
O movimento islamita palestino Hamas, no poder por mais de uma década na Faixa de Gaza, anunciou nesta segunda-feira 31 um “acordo” para encerrar as trocas quase diárias de tiros com Israel.
“Após diálogos e diversos contatos, o último com o emissário do Catar, Mohamed el Emadi, foi alcançado um acordo para conter a escalada e pôr fim à agressão sionista contra nosso povo”, disse o Hamas em um comunicado.
O exército israelense tem bombardeado a Faixa de Gaza quase todas as noites desde 6 de agosto em retaliação ao lançamento de balões incendiários, e até foguetes, do território palestino em direção a Israel.
De acordo com uma fonte do Hamas que pediu anonimato, todas as facções palestinas presentes na Faixa de Gaza concordaram em acabar com o lançamento de balões incendiários e projéteis.
Segundo a fonte, Gaza será reabastecida a partir de terça-feira 1 com combustível, o que permitirá que a central elétrica local volte a funcionar.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



