Política

Bolsonaro suspende proposta de programa que substituiria Bolsa Família

Presidente mostrou insatisfação com projeto do Ministério da Economia

Bolsonaro suspende proposta de programa que substituiria Bolsa Família
Bolsonaro suspende proposta de programa que substituiria Bolsa Família
Foto: Sergio Lima / AFP Foto: Sergio Lima / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira 26, em Ipatinga (MG), que a atual proposta do Renda Brasil, programa que deve substituir o Bolsa Família, está suspensa.

De acordo o presidente, o programa de distribuição de recursos formulado pela equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, não será enviado ao Congresso Nacional.

“Discutimos a possível proposta do Renda Brasil. Ontem falei, está suspenso. Vamos voltar a conversar. A proposta que a equipe econômica apareceu para mim não será enviada ao Parlamento”, afirmou.

No discurso, Bolsonaro criticou a ideia de usar o dinheiro destinado ao abono salarial no programa.

“Não posso tirar de pobre para dar para paupérrimos, não podemos fazer isso aí. Como a questão do abono salarial, para quem tem até 2 salários. Seria um 14º, não podemos tirar de 12 milhões de famílias para dar para o Bolsa Família, ou Renda Brasil, seja o que for o nome deste programa”, acrescentou.

Bolsonaro, no entanto, reafirmou que vai manter o auxílio emergencial até dezembro – ainda sem valor definido.

Sem máscara

O presidente descumpriu, mais uma vez, as recomendações sanitárias em meio à pandemia do novo coronavírus.

Na visita ao município mineiro, o presidente causou aglomeração entre seus apoiadores.

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Bolsonaro se aproxima das pessoas e toca a mão delas, sem utilizar máscara de proteção. Ele também chegou a dar abraços e posar para fotos com seus apoiadores. Muitos deles também estavam sem máscaras.

Ipatinga é a segunda cidade do estado em número de casos confirmados de coronavírus – atrás apenas da capital Belo Horizonte.

Há 7.031 casos confirmados na região, além de 150 mortes, segundo dados do boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira 26 pela secretaria estadual de Saúde.

É a 19ª viagem de Bolsonaro pelo país em 2020. Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, o presidente visitou os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Santa Catarina, Piauí, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Sergipe.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo