Política
Coalizão Negra protocola pedido de impeachment de Bolsonaro com apoio de Emicida e Chico Buarque
Entidade aponta crimes de responsabilidade por negligência do presidente no combate ao coronavírus


A Coalizão Negra por Direitos, frente que reúne mais de 150 instituições, protocolou na manhã desta quarta-feira 12 o 56º pedido de impedimento contra o presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados.
O pedido foi formalizado às 11h em Brasília e será seguido de um ato simbólico no gramado da esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional e entre os Ministérios da Justiça e da Saúde.
No documento, a entidade aponta crimes de responsabilidade na violação dos direitos individuais e sociais por negligência do presidente no combate à pandemia do coronavírus e na insuficiência de medidas que deveriam estar voltadas aos mais pobres, famílias negras, empregadas domésticas, trabalhadoras/es informais, comunidades quilombolas, populações rurais negras, das favelas e periferias.
Apoio ao pedido
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PCdoB e PT se juntam a grupo de partidos que pede impeachment de Bolsonaro
Por CartaCapital
Impeachment de Bolsonaro é apoiado por maioria dos brasileiros
Por CartaCapital