Sociedade
Apesar de restrição, Rio de Janeiro tem praias cheias no domingo
Embora o banho de mar esteja liberado desde o sábado, banhistas não podem permanecer na areia


No primeiro domingo após o início da fase 5, o Rio de Janeiro teve praias lotadas, o que ainda não é permitido. Embora o banho de mar esteja liberado desde o sábado 1, continua proibida a permanência de banhistas na areia.
Não foi o que se viu pela praia de Copacabana, zona sul do Rio, que teve aglomeração de pessoas. Uma equipe da Globo News que transitou entre os postos 5 e 6 afirmou não ter visto fiscalização.
O cenário também foi visto na Praia Vermelha, na Urca, na Zona Sul, onde pessoas se reuniram na areia, com cadeiras, cangas e sem usar máscaras.
Segundo as regras previstas, ambulantes podem operar das 7h às 18h nas praias e logradouros, sem aluguel de cadeiras e barracas e sem bebida alcoólica. O banho de mar está liberado, desde que não haja permanência na areia. O uso de caixas térmicas está proibido.
O Estado do Rio de Janeiro acumula 167.213 casos confirmados e 13.556 mortes, segundo dados divulgados no sábado 1.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.