Política

Governo quer gastar R$ 30 milhões em publicidade para renovar esperanças do brasileiro

Este ano, a Secom pediu R$ 325 milhões para tentar melhorar a imagem de Bolsonaro. Valor é mais do que o dobro previsto em orçamento

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/PR
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O governo federal prevê gastar R$ 30 milhões com campanhas publicitárias para tentar minimizar os impactos deixados pela pandemia e favorecer a imagem do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo apuração da Folha de S. Paulo, a campanha tinha previsão de início já no domingo 12 e deve se estender até o dia 31 de agosto.

Ainda de acordo com a reportagem, o documento permitindo o desenvolvimento da campanha foi assinado no dia 9 por Samy Liberman, secretário especial de Comunicação Social, e Antônio Élcio Franco Filho, secretário-executivo de Saúde.

Nesta segunda, o Diário Oficial da União trouxe a publicação de um extrato de execução descentralizada firmado entre a Secom e o Ministério da Saúde, responsável pela contratação da agência.

O documento detalha o objetivo da ação: “Execução de campanha publicitária com objetivo de dar continuidade à campanha publicitária já em desenvolvimento para divulgação das ações do Governo Federal nas diversas áreas de atuação e apresentar as ações para retomada do país, reduzindo os efeitos deixados pela crise da pandemia do Coronavírus, no valor de R$ 30.000.000,00”.

Para o governo, a continuidade da campanha se faz necessária para “renovar as esperanças do brasileiro”, como pode ser visto na justificativa do Termo de Execução Descentralizada nº 6/2020.

“A continuidade da campanha publicitária justifica-se pela necessidade de renovar as esperanças do brasileiro para que voltem a acreditar no Brasil com otimismo, vislumbrando um futuro melhor; mostrar que a retomada ao trabalho e à vida social se dará com segurança, respeitando os cuidados básicos de higiene e distanciamento; e apresentar as realizações do governo federal na superação da pandemia”.

Ainda afirma que a campanha, destinada à “sociedade em geral, em âmbito nacional”, pretende demonstrar “o compromisso do governo federal” com o desenvolvimento de ações que visem o bem estar e a proteção social da população.

A reportagem ainda evidencia que, este ano, a Secom pediu a liberação de R$ 325 milhões para gastar em publicidade e em relações públicas para tentar melhorar a imagem do presidente Jair Bolsonaro em meio à pandemia. O valor é mais do que o dobro previsto no atual orçamento de 2020 para ações de comunicação, cerca de R$ 138,1 milhões.

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