Mundo

Prefeito de Nova York pinta “Black Lives Matter” em frente à Trump Tower

‘Quando dizemos ‘vidas negras importam’, não há declaração mais americana’, disse Bill de Blasio em contraponto às críticas de Trump

Prefeito de Nova York pinta “Black Lives Matter” em frente à Trump Tower
Prefeito de Nova York pinta “Black Lives Matter” em frente à Trump Tower
Foto: Angela Weiss / AFP
Apoie Siga-nos no

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, participou de um ato antirracismo e ajudou a pintar o slogan “Black Lives Matter” (Vidas negras importam) em frente ao edifício Trump Tower, de propriedade do presidente dos EUA, Donald Trump, na famosa Quinta Avenida.

Acompanhado da esposa, Chirlane McCray, e do reverendo Al Sharpton, De Blasio ajudou a pintar no asfalto enormes letras amarelas com a frase que se tornou símbolo da luta contra o racismo e a violência policial.

“Quando dizemos ‘vidas negras importam’, não há declaração mais americana, não há outra mais patriótica, porque não existe América sem a América negra”, disse de Blasio. “Reconhecemos a verdade de nós mesmos como americanos ao dizermos ‘vidas negras importam’. Estamos corrigindo um erro”, disse o prefeito.

De Blasio anunciou a decisão de pintar o slogan em frente à Trump Tower no mês passado, depois de dizer que a frase seria pintada em vários locais da cidade.

Trump recorreu ao Twitter para dizer que a pintura iria “denegrir a luxuosa avenida” com um “símbolo de ódio”, além de “antagonizar ainda mais” a elite de Nova York. De Blasio retrucou na rede social, afirmando que o Black Lives Matter é um movimento para “reconhecer e proteger as vidas das pessoas negras”.

A Trump Tower era residência do presidente antes de ele assumir o cargo na Casa Branca. No ano passado, ele mudou seu endereço para a Flórida, enquanto o edifício em Nova York permanece sendo a sede de suas empresas.

Washington foi a primeira cidade americana onde a frase com gigantescas letras amarelas foi pintada, com o apoio da prefeita Muriel Bowser, em uma rua que leva à Casa Branca. Ela disse que o objetivo da ação era demonstrar solidariedade com os americanosindignados com a morte de George Floyd , homem negro morto numa ação policial em Minneapolis, no fim de maio. Desde então, várias cidades do país tiveram o slogan pintado em ruas ou avenidas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo