Política

PGR diz que Moro foi imparcial em todo o processo contra Lula

Subprocurador negou um pedido da defesa pelo afastamento do juiz de Curitiba da condução do caso do sítio de Atibaia

PGR diz que Moro foi imparcial em todo o processo contra Lula
PGR diz que Moro foi imparcial em todo o processo contra Lula
O juiz interferiu para impedir a libertação de Lula no domingo 8
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria-Regional da República apresentou um parecer contrário ao pedido da defesa de Lula para considerar o juiz Sérgio Moro suspeito. O pedido é referente à condução do caso do sítio de Atibaia pelo magistrado, que ainda não apresentou uma sentença sobre a acusação de Lula ser o verdadeiro proprietário da chácara. 

Leia também:
Lula é absolvido de acusação de obstrução de Justiça
Moro estava em Curitiba quando despachou contra Lula, diz assessoria

No posicionamento apresentado ao ministro Félix Fisher, do Superior Tribunal de Justiça, o subprocurador-geral da República Nívio de Freitas Silva Filho afirmou que “Moro se manteve imparcial durante toda a marcha processual”. 

O parecer foi apresentado na segunda-feira 9, uma dia após a batalha de decisões sobre a liberdade de Lula travada no Tribunal Federal da 4ª Região. 

Pra Silva Filho, há uma “insistência infundada” da defesa do ex-presidente para afastar Moro da condução de seus casos. “Segundo bem assinalado pelas instâncias oridinárias, já foram julgadas improcedentes inúmeras exceções de suspeição”. O subprocuraor afirmou que a defesa busca rediscutir indefinidamente o caso do tríplex, pelo qual Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo TRF4. 

“(As instâncias) concluíram que a defesa não demonstrou a quebra de imparcialidade do magistrado natural da causa. Assim, inviável a declaração de nulidade de todos os atos praticados no curso da ação penal”, diz o subprocurador. 

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo