Política
Mulher investigada por ser funcionária fantasma de Bolsonaro recebe apoio de Flávio para ser vereadora
Wal do Açaí aparece em vídeo ao lado do senador, que diz: ‘levou pedrada por estar no entorno de Bolsonaro’


Uma ex-funcionária de gabinete do presidente Jair Bolsonaro em seus tempos de deputado federal, que é investigada por supostamente ter sido uma assessora fantasma, recebeu apoio do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) à sua pré-campanha para vereadora de Angra dos Reis (RJ).
Wal do Açaí (como se denomina nas redes sociais) é Walderice Santos da Conceição e esteve com o senador na última semana na inauguração de uma sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na cidade.
Lá, Flávio gravou um vídeo com Wal no dia 4 de julho, chamando-a de “Wal do Bolsonaro” e endossando o apoio da família à mulher, que é investigada pela Procuradoria do Distrito Federal por receber salário como servidora pública e não atuar no gabinete de Bolsonaro.
Em uma reportagem de janeiro de 2018, a Folha de S. Paulo encontrou Wal na Vila Histórica de Mambucaba, a 50 quilômetros de Angra dos Reis, onde fica a casa de veraneio do deputado. No local, ela mantém um pequeno estabelecimento comercial que vende açaí e cupuaçu. Seu marido prestava serviços de caseiro a Bolsonaro.
Enquanto cuidava do negócio, ela recebia R$ 1,351,46 como funcionária do gabinete do então deputado Bolsonaro. No entanto, ela aparentemente não desempenhava funções ligadas à atividade parlamentar do ex-parlamentar. Na ocasião, Bolsonaro afirmou a repórteres da Folha que a servidora reportava a ele ou ao seu chefe qualquer “problema na região”.
Apesar do processo na Procuradoria, ainda não houve recolhimento de depoimento de Walderice desde 2018.
“Meus amigos aqui de Angra dos Reis, tô aqui com Denilson, e com a Wal do Bolsonaro, que é uma referência pra mim aqui na região de Angra, uma pessoa dedicada e trabalhadora que, a exemplo de várias pessoas que estão no entorno do presidente Jair Bolsonaro, levam pedrada porque são pessoas corretas, honestas, corretas e que só querem fazer o bem para o próximo”, diz Flávio, referindo-se a Wal e a seu marido.
“Wal, todo nosso apoio. Ela é pré-candidata a vereadora aqui do município de Angra dos Reis, tem o nosso apoio. Que Deus ilume sua caminhada. Denilson, conte com a gente.”, conclui o senador.
(Foto: Reprodução/Facebook/ Wal do Açaí Pré-Candidata a Vereadora)
Wal se demitiu após jornalistas terem conversado com ela em seu local de trabalho, onde ela teria afirmado que era a funcionária citada por Guilherme Boulos (então candidato à presidência pelo PSOL) em um debate na época das eleições. Boulos perguntou para Bolsonaro “Quem era Wal?”. Depois, Bolsonaro confirmou sua exoneração e disse que o crime de Wal “era dar água para seus cachorros”.
Outras supostas funcionárias fantasmas por diferentes membros da família são Nathalia Queiroz – filha de Fabrício Queiroz -, Danielle Mendonça e Raimunda Magalhães – ex-esposa e mãe de Adriano da Nóbrega, chefe de milícia morto em fevereiro de 2020 -, e Nadir Barbosa, uma idosa que afirma nunca ter trabalhado para Carlos Bolsonaro, apesar de estar na lista de assessores do vereador do Rio até janeiro de 2019.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.