Política

Bolsonaro usa personagens falsos para simular conversa em propaganda

Vídeo promocional foi publicado no perfil oficial do presidente da República

Bolsonaro usa personagens falsos para simular conversa em propaganda
Bolsonaro usa personagens falsos para simular conversa em propaganda
Campanha promocional usa personagem falso. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro usou personagens falsos em uma campanha promocional publicada nesta quarta-feira 1, em sua rede social. Em um vídeo chamado “Alô, presidente”, o chefe do Palácio do Planalto conversa com supostos cidadãos comuns, mas na verdade as fotos foram retiradas de bancos de imagens na internet.

O vídeo começa com uma pergunta de uma cidadã chamada Dona Maria Eulina, anunciada como moradora do Ceará. Ao mesmo tempo, aparece uma foto atribuída a ela. Ouve-se o que seria a sua voz: “Alô, presidente. Aqui é Maria Eulina, de Penaforte [cidade cearense]. Quero saber como é que está o projeto de transposição do Rio São Francisco, aqui no Ceará”.

Em seguida, Bolsonaro responde: “Olá, Maria Eulina. Aqui é o presidente Jair Bolsonaro. Que bom falar com a senhora. Nós acabamos de inaugurar mais uma etapa do eixo Norte, nessa semana, aí no Ceará.”

No entanto, a foto atribuída a Maria Eulina pode ser facilmente encontrada no site iStock, que vende fotografias profissionais. Na plataforma, a imagem é creditada ao usuário Mailson Pignata e é descrita como “Mulher idosa feliz que sorri feliz na idade adulta”. O preço da foto é de 45 reais.

Foto atribuída a moradora do Ceará pode ser facilmente encontrada em banco de imagem. Foto: Reprodução

 

Em seguida, aparece uma foto atribuída a um cidadão chamado Francisco Valmar, anunciado como morador do Rio Grande do Norte. No entanto, a mesma imagem já foi usada em uma campanha promocional anterior, chamada “O Brasil não pode parar”, que não chegou a ser veiculada.

O suposto cidadão faz uma pergunta sobre trens urbanos, e Bolsonaro responde: “Alô, seu Francisco Valmar. Aqui é o presidente Jair Bolsonaro. O nosso ministro [Rogério] Marinho estará aí nesta semana, inaugurando uma estação de VLT e anunciando mais 75 milhões para apoiar o serviço de trens urbanos”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo