Política
Maioria dos que recebem auxílio emergencial diz que Bolsonaro mais atrapalha do que ajuda na pandemia
Pesquisa feita pelo Datafolha mostra que rejeição ao presidente é alta perante a crise do coronavírus
A reprovação ao governo de Jair Bolsonaro é alta mesmo entre os brasileiros que recebem o auxílio emergencial. É o que aponta pesquisa feita pelo Datafolha e divulgada nesta quarta-feira 1.
Entre os que pediram e já receberam pelo menos uma parcela da ajuda do governo, 49% consideram o trabalho do presidente na crise provocada pelo coronavírus ruim ou péssimo.
Para a população que não fez o pedido do benefício, a atuação é considerada ruim ou péssima por 51%.
No grupo que recebeu o auxílio, 26% avaliam o desempenho como ótimo ou bom e 24%, como regular. Cenário similar foi verificado entre os que nem sequer pediram o benefício: 27% classificaram como ótimo ou bom e 22% como regular.
A maioria do grupo que já recebeu pelo menos uma parcela do auxílio (61%) considera que Bolsonaro mais atrapalha do que ajuda no combate à pandemia. Essa também foi a avaliação de 61% dos entrevistados que não pediram a ajuda financeira.
O Datafolha ouviu 2.016 pessoas por telefone na terça (23) e na quarta (24), às vésperas do início do pagamento da terceira parcela do benefício. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
TSE decide manter abertas ações que pedem a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão
Por CartaCapital
Bolsonaro busca se livrar do impeachment e salvar os filhos da cadeia
Por Guilherme Boulos


