Política
Maioria vê atos bolsonaristas como ameaça à democracia, mostra Datafolha
As fakes news também são consideradas um risco para a ampla maioria dos brasileiros
A maioria da população brasileira classifica os atos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro que pedem o fechamento do Congresso Nacional e do STF como ameaças à democracia. Foi o que mostrou uma pesquisa do Datafolha, divulgada nesta domingo 28.
Segundo o levantamento, 68% dos entrevistados acreditam que as manifestações são um risco para a democracia contra 29% que não. 3% não sabem.
Para a maior parte dos consultados, 81%, a maior ameaça à democracia brasileira acontece com a divulgação de notícias falsas envolvendo políticos e ministros do STF.
Ainda de acordo com a pesquisa, 49% dos entrevistados não veem nenhum chance de acontecer uma nova ditadura no País; 25% veem um pouco de chance e 21% veem muita chance.
A maioria, 59%, discorda totalmente que o governo brasileiro deveria ter o direito de fechar o Congresso Nacional; Já 20% dos pesquisados discordam em parte. Em relação à possibilidade do governo fechar o Supremo Tribunal Federal, 56% discordam totalmente da possibilidade.
A pesquisa foi feita em 23 e 24 de junho, com 2.016 pessoas —por telefone, para evitar contato pessoal na pandemia. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


