Mundo

Trump compartilha vídeo de apoiador que elogia ‘poder branco’

O presidente norte-americano apagou a publicação após ser alvo de críticas nas redes sociais

Trump compartilha vídeo de apoiador que elogia ‘poder branco’
Trump compartilha vídeo de apoiador que elogia ‘poder branco’
Presidente americano Donald Trump. Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou neste domingo um vídeo de um confronto entre manifestantes opositores e apoiadores do seu governo em que um homem elogia o “poder branco”, antes de apagar a publicação, devido a protestos.

“Obrigado à grande gente do The Villages”, tuitou Trump sobre a filmagem. “A esquerda radical não faz nada. Os democratas cairão.”

O vídeo, feito, aparentemente, na comunidade de aposentados The Villages, na Flórida, mostra um homem dirigindo um carrinho de golfe com as menções “Trump 2020” e “America First” e gritando repetidamente “Poder branco!” sendo revidado por um manifestante que o chamava de racista.

O presidente americano compartilhou o vídeo pouco depois das 7h30, mas, às 11h, o mesmo já não aparecia em sua conta no Twitter. Segundo a Casa Branca, o presidente não ouviu as referências ao “poder branco”. “O presidente é um grande admirador do The Villages. Não ouviu a única declaração feita no vídeo”, disse o porta-voz Judd Deere. “O que ele observou foi um grande entusiasmo da parte de seus muitos apoiadores.”

Trump foi acusado reiteradamente de aumentar a tensão racial, inclusive em meio aos protestos em todo o país gerados pela morte de George Floyd por um policial, há um mês.

O vídeo da The Villages provocou uma reação imediata nas redes sociais e aliados de Trump foram pressionados a comentar o mesmo em programas de entrevistas nesta manhã. O único senador negro do Partido Republicano, Tim Scott, entrevistado pela rede de TV CNN, classificou as imagens de “ofensivas”.

Na mesma emissora, o secretário de Saúde de Trump, Alex Azar, disse que não havia visto o vídeo, nem o tuíte. “Mas obviamente, o presidente, seu governo ou eu mesmo jamais apoiaríamos a supremacia branca ou discriminações de nenhum tipo.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo