Sociedade
Suspensão de operações policiais no Rio de Janeiro poupa 9 vidas por semana, diz estudo
Pesquisadores analisaram impacto da decisão do ministro Edson Fachin, do STF
O Rio de Janeiro apresentou uma redução de 75,5% no número de mortes decorrentes de operações policiais, na comparação entre o período de 5 de junho a 19 de junho deste ano ao mesmo período entre 2007 e 2019. Os dados foram revelados por um estudo feito pelo Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (UFF), com informações da plataforma Fogo Cruzado.
Os pesquisadores deram atenção especial ao período após 5 de junho porque foi nesta data em que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu operações policiais em favelas do Rio de Janeiro, durante a pandemia do novo coronavírus.
Ficaram autorizadas apenas as operações em hipóteses absolutamente excepcionais.
A decisão de Fachin ocorreu após a morte do adolescente de 14 anos, João Pedro Mattos Pinto, baleado dentro de casa no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, durante uma operação da Polícia Militar.
A pesquisa mostra que a decisão do STF poupou vidas. De acordo com os estudiosos, pelo menos 9 vidas foram preservadas por semana, 18 vidas no total dos 15 dias. Caso a decisão continue em vigor após um ano, contando 9 mortos a cada semana, nas 52 semanas do ano, a pesquisa estima que cerca de 468 cidadãos comuns e policiais teriam suas vidas preservadas.
Ainda segundo o estudo, a comparação entre os períodos mostra redução de 49,6% em relação aos feridos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



