Educação

Governo de São Paulo anuncia volta às aulas em 8 de setembro

Retomada ocorrerá de forma gradual, sob recomendações de protocolos para prevenção contra o coronavírus

O governador João Doria (PSDB). Foto: Governo do Estado de São Paulo
Apoie Siga-nos no

O governo do estado de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira 24, a retomada das aulas nas escolas de forma escalonada, a partir de 8 de setembro. Serão três etapas que valem para a educação infantil, a educação básica e a educação superior e profissional.

A 1ª etapa da voltas aulas permitirá que a escola abra somente 35% de sua capacidade física. Na 2ª etapa, a unidade poderá utilizar 70% de seu espaço. Somente na etapa 3 que será autorizado o uso de 100% da unidade.

O cronograma prevê a preservação do distanciamento de 1,5 metro e dispõe sobre a possibilidade de revezamento entre os estudantes. Os protocolos também pedem que os profissionais promovam a cultura de atenção aos procedimentos de limpeza pessoal, a ventilação e a sanitização do ambiente e o monitoramento da execução de ações e do surgimento de casos de coronavírus.

Está proibida a realização de feiras, palestras, seminários, competições, campeonatos esportivos, comemorações, assembleias e demais eventos que gerem aglomeração. Os intervalos ou recreios devem ser feitos com revezamento das turmas, em horários alternados. Atividades de educação física, artes e correlatas precisam cumprir o distanciamento social e devem ocorrer preferencialmente ao ar livre.

O governo também destaca a necessidade de organização dos horários de entrada e de saída, para evitar tumultos e fugir dos horários de pico do transporte público.

O uso de máscara será obrigatório dentro da instituição de ensino, do transporte escolar e em todo o percurso de casa até a unidade. O governo também prevê o fornecimento de água potável de modo individualizado. Caso a água seja oferecida em galões, purificadores, bebedouros ou filtros de água, cada um deve ter seu próprio copo.

As escolas estão orientadas a não permitirem a permanência de pessoas sintomáticas para covid-19 dentro do recinto. As unidades devem separar uma sala ou uma área para isolar pessoas que apresentem sintomas na instituição de ensino até que possam voltar para casa.

Os pais devem medir a temperatura dos estudantes antes da ida e após o retorno da escola. Caso a temperatura esteja acima de 37,5º C, a recomendação é ficar em casa. É recomendado para que as instituições públicas e privadas também meçam a temperatura das pessoas a cada entrada.

Profissionais e estudantes que fazem parte do grupo de risco devem ficar em casa e executar as atividades escolares de forma remota.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo