Sociedade

Auxílio emergencial pode ser solicitado em agências dos Correios

Falta menos de um mês para o prazo final de solicitação do benefício. Agências dos Correios esperam realizar 27 milhões de atendimentos

Auxílio emergencial pode ser solicitado em agências dos Correios
Auxílio emergencial pode ser solicitado em agências dos Correios
Foto: Henry Milleo/Fotoarena
Apoie Siga-nos no

Há menos de um mês para o prazo final da solicitação do auxílio emergencial, que acaba no dia 2 de julho, cidadãos que não tiverem acesso a internet para solicitar o benefício poderão realizar o cadastro para receber os R$ 600 em uma agência dos Correios. A parceria foi feita com o Ministério da Cidadania e começou a valer na segunda-feira 08.

Segundo o Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia de Covid-19 (Giac), que é formado por membros do Ministério Público Federal, são esperados 27 milhões de atendimentos nas mais de 6 mil agências da empresa estatal pelo País.

Para receber o benefício, a pessoa precisa estar no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal ou solicitar a análise de perfil por meio do site e aplicativo do auxílio, disponível desde abril. Com a confirmação da adequação de perfil, o cidadão tem direito a três parcelas de R$ 600 – sendo que outras duas adicionais estão em discussão no Congresso e no Ministério da Economia, que quer reduzir o valor.

Caso não tenha acesso a internet, o interessado deve levar um documento de identificação oficial com foto, em que conste também o nome da mãe do beneficiário; o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário e dos membros da família que dependem da renda do titular; e informações dos dados bancários. Caso não tenha conta, será aberta uma Conta Social Digital na Caixa Econômica em nome do titular.

Para evitar aglomerações em tempos de distanciamento social, os Correios também esquematizaram um sistema de rodízio para o cadastro dos interessados, que serão atendidos de acordo com o dia da semana referente ao mês de aniversário:

Segunda-feira: nascidos em janeiro e fevereiro;

Terça-feira: nascidos em março e abril;

Quarta-feira: nascidos em maio e junho;

Quinta-feira: nascidos em julho, agosto e setembro;

Sexta-feira: nascidos em outubro, novembro e dezembro.

Pelo sistema Busca Agência, é possível obter informações sobre quais agências existem nas localidades da residência de cada um. Também é possível ligar no 121 para acompanhar o andamento do benefício após a solicitação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo