Política
Bolsonaro escolhe genro de Silvio Santos para Ministério das Comunicações
Presidente recria pasta e acomoda deputado do PSD, de Gilberto Kassab


O presidente Jair Bolsonaro anunciou, na noite da última quarta-feira 10, a recriação do Ministério das Comunicações.
Em entrevista na portaria do Palácio do Alvorada, o presidente revelou que quem assume a pasta é o deputado federal Fábio Faria (PSD).
Faria é genro de Silvio Santos, dono do SBT.
“Vamos ter alguém que, embora não seja profissional do setor, tem conhecimento até pela vida que ele tem junto à família do Silvio Santos. Minha intenção é essa: otimizar e botar o ministério para funcionar nessa área que estamos devendo há muito tempo, uma melhor informação”, afirmou o presidente.
Para acomodar Faria, Bolsonaro dividiu a pasta da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em duas: Ministério das Comunicações e Ministério da Ciência e Tecnologia, que segue comandado pelo astronauta Marcos Pontes.
Em 2018, na campanha eleitoral, Bolsonaro disse que, se eleito, o governo teria “no máximo” 15 ministérios. Com a recriação da pasta das Comunicações, já são 23.
Assista às justificativas do presidente para a escolha.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.