Mundo

Indonésia tem recorde de casos de covid-19 em pleno desconfinamento

Os cientistas pediram às autoridades uma prorrogação do isolamento no país

Indonésia tem recorde de casos de covid-19 em pleno desconfinamento
Indonésia tem recorde de casos de covid-19 em pleno desconfinamento
Indonésia tem recorde de casos de COVID-19 em pleno desconfinamento. Foto|: AFP
Apoie Siga-nos no

A Indonésia anunciou nesta quarta-feira 10 um novo recorde diário de casos de contágio pelo novo coronavírus, o que provocou apelos de profissionais da saúde para que o país, o quarto mais populoso do mundo, desacelere a flexibilização do confinamento.

Na semana passada, a capital Jacarta autorizou a reabertura das mesquitas após três meses de isolamento social. Esta semana os prédios comerciais e restaurantes retomaram as atividades de forma parcial.

Porém, em meio ao retorno progressivo da normalidade, o arquipélago de 260 milhões de habitantes registrou um aumento de casos da doença, com um novo recorde de 1.241 contágios nesta quarta-feira.

“O aumento é motivado por uma política de controle agressiva, com um maior número de testes realizados”, afirmou Ashmad Yurianto, que coordena a luta contra o novo coronavírus no país.

A Indonésia tem um balanço de mais de 34.000 casos de coronavírus e 1.959 mortes. Especialistas alertaram para uma possível disparada do número de casos após o fim do Ramadã, quando aconteceu um grande deslocamento da população.

Os cientistas pediram às autoridades uma prorrogação do confinamento. “As regiões que pretendem suspender as restrições ou já adotaram a medida deveriam reconsiderar a decisão”, declarou à AFP Panji Fortuna Hadisoemarto, epidemiologista da Universidade Padjadjaran.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo