Mundo
Rússia acusa EUA de serem cada vez mais ‘perigosos e imprevisíveis’
O país condenou a decisão de Trump de encerrar as isenções que permitiam atividades nucleares iranianas


A Rússia acusou os Estados Unidos, nesta quinta-feira (28), de se tornarem cada vez mais “perigosos e imprevisíveis”, após sua decisão de pôr fim ao Tratado de Céus Abertos e às derrogações sobre o programa nuclear civil iraniano.
“As ações de Washington são cada vez mais perigosas e imprevisíveis”, comentou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.
A porta-voz condenou a decisão dos EUA de encerrar as isenções que permitiam atividades nucleares iranianas – o último vestígio dos EUA no acordo internacional firmado em 2015 e do qual Washington se retirou em 2018.
“Esse tipo de comportamento acaba de uma vez com as ambições de liderança de Washington”, disse a porta-voz.
Esta é uma “nova violação flagrante” dos Estados Unidos, acrescentou Zakharova, referindo-se à decisão dos EUA, anunciada há uma semana, de abandonar o Tratado de Céus Abertos.
Este pacto força Estados Unidos e Rússia a aceitarem o controle de suas atividades militares e instalações estratégicas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.