Sociedade

Projétil que matou João Pedro tem o mesmo calibre de armas apreendidas com policiais

A bala que matou o adolescente era de calibre 5.56, o mesmo de um dos fuzis apreendidos com agentes que participaram da operação

Créditos: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Polícia Civil do Rio de Janeiro identificou que o calibre da bala que matou o adolescente João Pedro Mattos Pinto, de 14 anos, é o mesmo de um dos fuzis apreendidos com agentes que participaram da ação. A bala que acertou João pedro era de calibre 5.56, o mesmo de uma das armas dos policiais; outros dois fuzis eram de calibre 7.62. As informações foram divulgadas pelo RJTV, da Rede Globo, nesta sexta-feira 22.

O adolescente foi baleado na segunda-feira 18, dentro de casa, durante uma operação conjunta da Polícia Civil e Federal, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Segundo familiares e amigos da vítima, ele brincava no quintal da casa de um tio quando os policiais invadiram o imóvel e o atingiram na barriga. Já a Polícia Civil alega que o menino foi atingido durante uma troca de tiros entre bandidos e policiais, sendo socorrido de helicóptero.

O imóvel onde o adolescente estava foi atingido por dezenas de tiros. Foram encontradas 72 marcas de bala em paredes e eletrodomésticos. O projétil que matou o adolescente, segundo perícia preliminar, entrou pelas costas, perfurou um pulmão e ficou alojada perto de um ombro. Peritos alegam que o disparo, de “alta energia cinética”, veio possivelmente de um fuzil. O corpo de João Pedro só foi encontrado pela família cerca de 18 horas depois no IML da Baixada Fluminense.

O titular da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG), o delegado Allan Duarte, declarou que o caso deve ser solucionado em breve e que, além do confronto balístico com as armas apreendidas com os policiais, é possível que seja feita uma reprodução simulada e outras pessoas sejam ouvidas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo