Política

Bolsonaro revoga nomeação de Alexandre Ramagem para a Polícia Federal

Presidente tornou sem efeito o decreto que exonerou Ramagem da direção da Agência Brasileira de Inteligência

Bolsonaro revoga nomeação de Alexandre Ramagem para a Polícia Federal
Bolsonaro revoga nomeação de Alexandre Ramagem para a Polícia Federal
Alexandre Ramagem não será mais diretor-geral da Polícia Federal. Foto: Carolina Antunes/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro revogou a nomeação de Alexandre Ramagem para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal. Em decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira 29, Bolsonaro também tornou “sem efeito” o decreto que exonerou Ramagem da direção da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A revogação sinaliza que o Palácio do Planalto não pretende insistir na nomeação de Ramagem à Polícia Federal. Além disso, faz com que a direção da PF permaneça com a vaga aberta.

O decreto presidencial que havia levado Ramagem ao comando da Polícia Federal tinha sido publicado na terça-feira 28. No entanto, a escolha foi criticada por que o delegado é amigo da família do presidente da República. A posse, então, foi suspensa pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado alegou possível “desvio de finalidade” na nomeação, em resposta a uma ação do PDT.

Como a publicação no DOU também anulou a demissão de Ramagem da direção-geral Abin, em princípio o delegado retorna ao posto que ocupava na instituição. Ele está no cargo desde junho de 2019, quando teve sua indicação aprovada em sabatina no Senado Federal, por 64 votos a 3.

Antes da nomeação de Ramagem, quem dirigia a Polícia Federal era Maurício Valeixo, exonerado na semana passada, em episódio que provocou a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça. Para substituir Moro no comando da pasta, Bolsonaro designou André Mendonça, que atuava como Advogado-Geral da União (AGU).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo