Política

Justiça dá 48 horas para Bolsonaro apresentar exame de coronavírus

O presidente já disse que o resultado dos testes deu negativo, mas se recusou a divulgar os laudos

Justiça dá 48 horas para Bolsonaro apresentar exame de coronavírus
Justiça dá 48 horas para Bolsonaro apresentar exame de coronavírus
Bolsonaro tosse após discursar em ato em Brasília. Foto: Sergio LIMA/AFP
Apoie Siga-nos no

A juíza Ana Lúcia Petri Betto, da Justiça Federal, determinou, na noite desta segunda-feira 27, que a União terá um prazo de 48 horas para fornecer “os laudos de todos os exames” feitos pelo presidente da República para identificar a infecção ou não pelo novo coronavírus.

O pedido foi feito pelo jornal o Estado de S. Paulo, que teve o pedido de acesso ao resultado do exame negado diversas vezes. Bolsonaro já disse que o resultado dos exames deu negativo, mas se recusou até hoje a divulgar os laudos.

 

“No atual momento de pandemia que assola não só Brasil, mas o mundo inteiro, os fundamentos da República não podem ser negligenciados, em especial quanto aos deveres de informação e transparência. Repise-se que ‘todo poder emana do povo’ (art. 1º, parágrafo único, da CF/88), de modo que os mandantes do poder têm o direito de serem informados quanto ao real estado de saúde do representante eleito”, afirmou a juíza.

Antes mesmo de ser oficialmente notificada, a Advocacia-Geral da União (AGU) enviou à Justiça Federal de São Paulo uma manifestação em que se opõe à divulgação do resultado do exame de Bolsonaro. Em seis páginas, a AGU diz que o pedido deve ser negado, sob a alegação de que a “intimidade e a privacidade são direitos individuais”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo