Saúde

São Paulo recebe mais de meio milhão de testes para coronavírus

Carregamento veio da Coreia do Sul e desembarcou no aeroporto de Viracopos em Campinas na madrugada deste sábado

São Paulo recebe mais de meio milhão de testes para coronavírus
São Paulo recebe mais de meio milhão de testes para coronavírus
Desembarque dos testes para coronavírus no Aeroporto de Viracopos (Foto: Reprodução)
Apoie Siga-nos no

Mais de meio milhão de testes para o novo coronavírus chegou em São Paulo na madrugada deste sábado 18. A carga com 575 mil kits veio da Coreia do Sul e aterrissou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior do Estado, por volta das 4h50.

O volume faz parte do total de 1,3 milhão de testes comprados pelo Instituto Butantan, num investimento de 85 milhões de reais. Os exames serão usados pelo instituto para diminuir a subnotificação de pacientes infectados pelo coronavírus no Estado, que concentra o maior número de mortos pela covid-19 no Brasil – mais de 900 pessoas já morreram por causa da doença.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, até sexta-feira 17 havia 9,4 mil exames aguardando resultado. Em todo o Estado, são mais de 12,8 mil pessoas contaminadas com o coronavírus. Segundo o Instituto Butantan, além de zerar a demanda reprimida, a ideia é ter o resultado dos exames em até 48 horas a partir da chegada da amostra no laboratório.

A primeira parte da carga, com 725 mil kits, chegou ao Brasil na terça-feira 14. A prioridade é para análise de amostras relativas a óbitos, casos graves e de profissionais da área da saúde. Os testes serão usados pela Plataforma de Laboratórios para Diagnóstico de Covid-19, coordenada pelo Butantan, em uma rede que já conta com 38 laboratórios habilitados, entre públicos, privados e universitários.

Conforme informado pelo governo do Estado, a promessa é que quando alcançar plena capacidade, a plataforma realize até 8 mil testes do tipo RT-PCR para coronavírus por dia. O RT-PCR é considerado o teste mais confiável, pois é capaz de detectar, em uma amostra de sangue, o código genético do coronavírus causador da covid-19.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo