Política

São Paulo irá prorrogar a quarentena oficial no Estado

O governador João Doria deve anunciar a nova data ‘final’ em sua coletiva às 12h30. Até o momento, a quarentena vai até o dia 22

(Foto: Daniel Linguite/via Fotos Públicas)
Apoie Siga-nos no

O governador João Doria deve anunciar uma nova data limite da quarentena oficial no estado, que é o mais atingido pela epidemia de coronavírus com 11.568 casos e 853 mortes confirmadas. Até o momento, o decreto de quarentena tinha o dia 22 de abril como data final, mas os baixos índices de isolamento social e o avanço da contaminação na região metropolitana e no interior fizeram a equipe do estado decidir pela prorrogação.

Doria está reunido com o Centro de Contingenciamento do Coronavírus do estado na manhã desta sexta-feira 17 para decidir qual será a nova data, que, baseada nos últimos decretos, deve ir ao menos até o dia 07 de maio – 15 dias após a próxima quarta-feira 22. No entanto, ainda não há consenso.

Em suas falas diárias, Doria ressalta que os índices de isolamento social registrados pelo estado estão abaixo dos desejados pela equipe técnica de saúde, que estimam um registro mínimo de 70% como um número seguro para conter o avanço do vírus. Na quarta-feira 15, o governo divulgou que essa porcentagem chegou apenas a 50% de isolamento.

O temor é que o sistema de saúde no âmbito estadual e municipal não aguente a sobrecarga de pacientes infectados e que, por consequência, colapse.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo