Política
Auxílio de R$ 600 a informais é publicado no Diário Oficial da União
Projeto já havia sido aprovado na Câmara na semana passada
O governo federal publicou, nesta quinta-feira 2, em edição extra do Diário Oficial da União, a lei que garante um auxílio de 600 reais por mês a trabalhadores informais, por três meses. A medida foi lançada para aliviar a crise econômica provocada pelas quarentenas, decretadas como forma de contenção da pandemia de coronavírus.
Faz uma semana que o projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados. Na segunda-feira 30, ele passou no Senado Federal, e demorou mais três dias para receber a sanção do presidente Jair Bolsonaro.
Segundo o Palácio do Planalto, a espera ocorreu para a finalização de uma Medida Provisória que indicaria de onde sairia o dinheiro. A MP também foi publicada. Bolsonaro diz que o auxílio vai beneficiar 54 milhões e deve custar 98 bilhões de reais em verbas públicas.
O auxílio será limitado a duas pessoas da mesma família. A trabalhadora informal que for mãe e chefe de família terá direito a duas cotas, equivalentes a 1,2 mil reais.
No início, o Ministério da Economia queria conceder apenas 200 reais aos trabalhadores informais, mas o valor foi elevado após debates no Congresso Nacional.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



