Economia
Bovespa abre o dia em alta e dólar tem leve queda
Os estímulos monetários oferecendo algum alívio em meio aos temores de recessão global auxiliaram na melhoria dos mercados


*Atualizado às 13h40
A Bolsa de Valores está em um dia de respiro nesta terça-feira 24, com alta de 12,46%, a 71.489 pontos. O dólar segue acima dos 5 reais, mas apresenta queda de 1,19%, no valor de 5,07 reais.
As negociações abriram a manhã com alta de 8,5%, depois de quase três semanas seguidas de quedas e paralisações causadas pela crise do coronavírus. Às 10h20, a alta estava em 6,5% a 67.730,16 pontos.
O dólar começou o dia em queda. Mesmo ainda estando acima dos 5 reais, valor histórico atingido na última semana, a moeda americana registrava baixa de 0,92%, negociada a 5,07 reais.
Na segunda-feira, a bolsa teve forte queda, recuando 5,22%, para 63.569 pontos. Com isso, o Ibovespa acumulou queda de 45,03% no ano.
O mercado brasileiro seguiu o internacional na melhora das negociações. As principais Bolsas da Europa iniciaram a terça-feira em forte alta. Nas primeiras operações, o índice Dax 30 de Frankfurt avançava 5,91%, o CAC-40 de Paris, 4,4%, o FTSE 100 de Londres, 3,8%, o IBEX 35 de Madri 3,3% e o FTSE MIB de Milão 3,5%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.