Mundo
Jornal alemão é atacado após publicar caricaturas do “Charlie Hebdo”
Policia investiga conexão entre a publicação de caricaturas e o ataque à sede de um diário em Hamburgo, que não deixou vítimas


A sede do jornal Hamburger Morgenpost na cidade de Hamburgo foi atacada na madrugada deste domingo 11. O diário havia publicado caricaturas do jornal satírico francês Charlie Hebdo, em solidariedade às vítimas dos ataques terroristas em Paris na última quarta-feira.
A polícia confirmou que “pedras e um objeto em chamas” foram atirados do pátio interno do edifício para dentro da sala de arquivos do jornal. Dois suspeitos foram detidos nas proximidades e estão sob custódia da polícia.
As autoridades apontam que a questão fundamental é averiguar se há uma conexão entre o ataque e a republicação das caricaturas, mas afirmam que ainda é cedo para confirmar tais especulações.
Os arquivos do jornal foram parcialmente destruídos no incêndio. “Duas salas nos pisos inferiores foram danificadas, mas o fogo foi apagado rapidamente”, afirmou a polícia. O ataque não deixou vítimas.
RC/dpa/afp/rtr
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.