Política

Membros de comitiva de Bolsonaro nos EUA fazem exames de coronavírus

Ministros, parlamentares, governador e a primeira-dama se submeteram a testes do Covid-19 após viagem

Membros de comitiva de Bolsonaro nos EUA fazem exames de coronavírus
Membros de comitiva de Bolsonaro nos EUA fazem exames de coronavírus
Presidente Jair Bolsonaro foi aos Estados Unidos e se reuniu com Donald Trump. Foto: Isac Nóbrega/PR
Apoie Siga-nos no

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, cancelou o restante de sua agenda em Washington, nos Estados Unidos, e volta a Brasília nesta quinta-feira 12. A decisão ocorre após o governo confirmar que o chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Fábio Wajngarten, foi infectado pelo novo coronavírus.

Em uma primeira nota publicada no Twitter, o Itamaraty afirmou que Araújo faria teste para o vírus e seguiria todos os procedimentos sanitários. A nota foi apagada e, em seguida, a pasta disse que o chanceler “observará todos os protocolos vigentes”.

Araújo e Wajngarten compuseram uma comitiva com 22 pessoas que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro em uma viagem aos Estados Unidos, que teve início em 7 de março. Na ocasião, o conjunto se reuniu com o presidente americano Donald Trump.

Também fizeram parte da comitiva o deputado federal Eduardo Bolsonaro, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a primeira-dama Michelle Bolsonaro, os ministros Augusto Heleno, Bento Albuquerque e Fernando Azevedo e Silva, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.

Em sua rede social, Eduardo Bolsonaro declarou que ele e o presidente da República fizeram teste para coronavírus e aguardam o resultado, mas que ambos não apresentam sintomas da doença. O senador Trad também afirmou que não tem nenhum sintoma da doença, mas que já realizou os exames e aguarda a divulgação do resultado.

Segundo o portal G1, Michelle Bolsonaro realizou exames junto com Bolsonaro e Eduardo, no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência da República. O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, foi submetido a um teste no Palácio do Planalto. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, também passou pelo exame e disse que o resultado deve sair na sexta-feira 13.

O governador Ratinho Júnior decidiu realizar espontaneamente os testes preventivos, informa o portal. O Planalto não declarou se os demais integrantes técnicos da comitiva foram submetidos a exames. O Brasil já soma 76 casos de coronavírus. No mundo, a pandemia já chega a 125 mil pessoas, com altos índices na China, Itália e Irã.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo