Saúde
Brasil tem 77 casos confirmados de coronavírus
São Paulo é o estado com maior número de casos


*Atualizada às 18h20
O balanço oficial do Ministério da Saúde confirmou 77 casos de coronavírus no Brasil. O número de casos suspeitos é de 1.422. Um dos casos confirmados é o do chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Fábio Wajngarten.
Na quarta-feira, a Organização Mundial de Saúde declarou pandemia pelo novo coronavírus. Após o anúncio, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta anunciou uma série de ações para a contenção do vírus no País.
A pasta prevê a ampliação de 1,5 mil para 6,7 mil postos de saúde no programa Saúde na Hora, com atendimento a 40 milhões de pessoas em cidades grandes e médias, em horário estendido.
Também anunciou a criação de um conselho interministerial para ações de outros ministros, para adotar medidas, por exemplo, à população carcerária, hiperconcentrada em locais insalubres.
Há também investimentos nos canais de comunicação do governo para orientar os brasileiros para medidas de prevenção, como a lavagem regular de mãos e adoção de “etiqueta respiratória”, expressão que dá o nome a comportamentos como cobrir a boca ao tossir ou espirrar.
Mandettta reforçou que a população mais vulnerável ao contágio da doença é a de idosos. Por isso, recomendou que os brasileiros evitem contatos com pessoas da 3ª idade e não visitem casas asilares.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.