Sustentabilidade

Governo pernambucano critica Flávio Bolsonaro por propor cruzeiros em Noronha

Para secretário do Meio Ambiente de PE, o senador e o presidente da Embratur desconhecem impactos ambientais da proposta nas ilhas

Governo pernambucano critica Flávio Bolsonaro por propor cruzeiros em Noronha
Governo pernambucano critica Flávio Bolsonaro por propor cruzeiros em Noronha
(Foto: Reprodução/Instagram)
Apoie Siga-nos no

O governo pernambucano, comandado pelo governador Paulo Câmara (PSB), reagiu negativamente à notícia de que entidades federais estariam se mobilizando para atrair cruzeiros turísticos à área de Fernando de Pessoa, arquipélago localizado nos mares pernambucanos. A iniciativa foi apresentada pelo senador Flávio Bolsonaro (sem partido) nas redes sociais.

“As 21 ilhas do arquipélago abrigam uma biodiversidade única e não podem ser alvo do modelo de turismo predatório sugerido no vídeo publicado pelo senador Flávio Bolsonaro e o presidente da Embratur, Gilson Machado”, diz a nota da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Semas.

Em um vídeo, o senador fala que o governo Bolsonaro está “desatando os nós” da relação de turismo pretendida. Gilson Machado, em seguida, afirma que foram aprovados mais 12 pontos de naufrágio com a Marinha brasileira para estimular o mergulho de apreciação.

Fernando de Noronha é, desde 2001, reconhecido e tombado pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade. Possui uma série de espécies de corais e peixes, e, por isso, tem entrada regulada pelo ICMBio com o pagamento de uma taxa, depois revertida em estrutura para as ilhas.

De acordo com a secretaria, Flavio e Gilson “desconhecem a existência da limitação do número de visitantes em Fernando de Noronha e as consequências de colocar na ilha mais de 600 pessoas de uma só vez, como acontece no caso dos navios de cruzeiro”.

“Fica claro como os representantes do Governo Federal se ocupam muito mais em querer impor um tipo de visitação que não respeita a natureza do que focalizar sua energia em iniciativas que respeitam o meio ambiente ou que ofereçam melhores condições de vida aos moradores do arquipélago.”, escreveu o secretário José Bertotti.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo