Saúde
Ministério da Saúde confirma segundo caso de coronavírus no Brasil
Novo caso confirmado de coronavírus é de São Paulo e esteve na Itália recentemente. Ele está em isolamento.
O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde de São Paulo anunciaram, no fim da tarde deste sábado 29, o segundo caso confirmado de coronavírus no Brasil. O paciente é um homem de 32 anos que veio de Milão, na Itália, país que já tem mais de mil casos confirmados do COVID-19, o maior número fora da Ásia.
De acordo com as autoridades, o paciente infectado desembarcou em São Paulo na quinta-feira 27, sentiu os sintomas (febre, dores no corpo, na garganta e na cabeça) no mesmo dia e, no dia seguinte, procurou o Hospital Albert Einstein, onde recebeu atendimento e fez exames. A confirmação da infecção por coronavírus, porém, só veio neste sábado 29.
Segundo o Ministério da Saúde, o paciente está bem e permanece em isolamento domiciliar com a mulher, que não apresenta sintomas da doença. Embora ele tenha relatado o uso de máscara durante o voo da Itália para o Brasil, o órgão investiga junto à Anvisa os possíveis contatos próximos do homem durante o trajeto e em outros locais.
Assim como o primeiro paciente confirmado (um senhor de 61 anos que esteve na Itália), o novo caso de coronavírus também é considerado “importado”. Com isso, o Ministério da Saúde segue afirmando que não há evidências de circulação do vírus em território nacional.
⚠️ A @spsaude_ notificou ao @minsaude mais um caso importado confirmado do #coronavírus. O paciente esteve na Itália. Não há evidencias de circulação do vírus em território nacional. O @minsaude, junto com a @spsaude_, está consolidando as informações e divulgará nota ainda hoje.
— Ministério da Saúde (@minsaude) February 29, 2020
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.

