Política

“Não existe democracia sem Parlamento”, diz Toffoli sobre ato anti-Congresso

Sem citar Bolsonaro nominalmente, o presidente do STF defendeu um Parlamento atuante, um Judiciário independente e um Executivo legitimado

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli. Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF
Apoie Siga-nos no

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, reagiu à convocação de um ato contra o Congresso Nacional veiculada por um vídeo que o presidente Jair Bolsonaro compartilhou pelo WhatsApp.

Em nota, Toffoli afirmou defendeu um Parlamento atuante, um Judiciário independente e um Executivo legitimado pelo voto. Ele não citou Bolsonaro nominalmente.

“Sociedades livres e desenvolvidas nunca prescindiram de instituições sólidas para manter a sua integridade. Não existe democracia sem um Parlamento atuante, um Judiciário independente e um Executivo já legitimado pelo voto. O Brasil não pode conviver com um clima de disputa permanente. É preciso paz para construir o futuro. A convivência harmônica entre todos é o que constrói uma grande nação”, escreveu o ministro.

 

Mais cedo, o ministro Celso de Mello, colega de Toffoli na Corte, criticou Bolsonaro. Segundo ele, o presidente “não está à altura do cargo” se, de fato, apoiou ato contra o Congresso.

As manifestações estão marcadas para 15 de março. Depois da repercussão negativa da notícia sobre o vídeo, Bolsonaro escreveu em sua rede social que usa o WhatsApp para fins pessoais.

“Qualquer ilação fora desse contexto são tentativas rasteiras de tumultuar a República”, publicou o presidente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo