Política
Morre Gilson Menezes, primeiro prefeito eleito pelo PT
Um dos fundadores do partido tinha 70 anos, foi metalúrgico e ocupou a prefeitura de Diadema (SP)
Gilson Menezes, o primeiro prefeito eleito pelo PT, morreu neste domingo 23, aos 70 anos. Ele foi um dos fundadores do partido em 1980, tendo também atuado como metalúrgico e um dos líderes das greves de 1979 no ABC paulista.
A causa da morte ainda não foi informada, mas Menezes aguardava um transplante de rim. O enterro deve ocorrer às 10h desta segunda-feira 24.
Menezes foi eleito prefeito de Diadema em 1982, cargo que ocupou até 1988. Ele voltou ao comando da cidade entre 1997 e 2000, mas filiado ao PSB. Ainda foi vice-prefeito da cidade pelos socialistas durante a administração de Mário Reali (PT), entre 2009 e 2012.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


