Mundo

EUA registram primeiro caso de transmissão do coronavírus dentro do país

No total, os Estados Unidos têm seis casos confirmados de pneumonia viral causada pelo novo vírus

EUA registram primeiro caso de transmissão do coronavírus dentro do país
EUA registram primeiro caso de transmissão do coronavírus dentro do país
Alemanha tem primeiro caso confirmado de coronavírus. Foto: Handout / AFP
Apoie Siga-nos no

Os Estados Unidos anunciaram, nesta quinta-feira 30, que identificaram o primeiro caso do novo coronavírus em solo americano: um homem que contraiu a doença de sua esposa. “A segunda pessoa em Illinois que testou positivo para o novo coronavírus é um morador de Chicago e é o marido do primeiro caso”, uma mulher que foi infectada na China, explicou Robert Redfield, diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Esse primeiro caso confirmado em Illinois foi o de uma sexagenária que havia viajado recentemente para Wuhan, a cidade chinesa onde a epidemia de coronavírus começou. O marido não viajou para o país asiático. “Sabemos que isso pode parecer preocupante”, declarou Redfield, ressaltando, porém, que o “risco imediato para os americanos é baixo”.

“Não está se espalhando pela comunidade. Não consideramos que a população esteja em risco”, disse Ngozi Ezike, diretora de saúde pública de Illinois. O país ainda não recomenda o uso de máscaras, repetiu Nancy Messonnier, diretora de doenças respiratórias dos CDC. As instruções permanecem as mesmas contra doenças infecciosas: “lavar as mãos, cobrir a boca quando tossir, cuidar-se”, disse Nancy Messonnier.

A mulher continua hospitalizada e “está bem”, seu marido foi hospitalizado recentemente e “está estável”, segundo Jennifer Layden, diretora médica do estado de Illinois. No total, os Estados Unidos têm seis casos confirmados de pneumonia viral causada pelo novo coronavírus. Análises estão em andamento nos casos de 92 pessoas no país.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo