Diversidade
Instituto Marielle Franco anuncia concurso de ensaios feministas
Vencedora será premiada com Troféu Marielle Franco, uma quantia em dinheiro e publicação impressa e online na 1ª edição do concurso


O Instituto Marielle Franco divulgou, na terça-feira 21, o futuro lançamento de edital para a publicação de um ensaio feminista inédito escrito por mulheres. Nomeada de “Concurso Marielle Franco de Ensaios Feministas”, a iniciativa é realizada pela Editora Contracorrente, parceira do Instituto no concurso.
De acordo com o divulgado, a premiação tem o objetivo de “fortalecer o pensamento feminista e defender a memória e a luta de Marielle” por meio da seleção de ensaios sobre aspectos variados do feminismo, que devem ser escritos por mulheres cis e trans.
O edital receberá candidaturas entre os dias 14 de março e 14 de julho, e o processo será feito no site do Instituto, onde é possível se inscrever para receber informações sobre o concurso. A premiação será feita no dia 14 de agosto.
A data inicial de recebimento dos trabalhos, inclusive, marca os dois anos do assassinato da vereadora do PSOL e do motorista Anderson Gomes. As motivações do crime ainda não têm respostas precisas por parte da investigação.
Os trabalhos serão avaliados por Anielle Franco, mestre em Jornalismo, irmã de Marielle e presidente do Instituto, e pelas escritoras Sueli Carneiro e Márcia Tiburi. O trabalho vencedor será premiado com o Troféu Marielle Franco, a quantia de 10 mil reais e a publicação online e impressa pela Editora Contracorrente, parceira e realizadora da iniciativa.
Segundo o site do Instituto Marielle Franco foi criado pela família da vereadora “com o objetivo de buscar justiça sobre o caso, defender a memória da vereadora, multiplicar o legado deixado por ela e regar as sementes que surgiram após o covarde assassinato que tirou a sua vida e a do motorista Anderson Gomes no dia 14 de Março de 2018”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.