Diversidade

Instituto Marielle Franco anuncia concurso de ensaios feministas

Vencedora será premiada com Troféu Marielle Franco, uma quantia em dinheiro e publicação impressa e online na 1ª edição do concurso

Instituto Marielle Franco anuncia concurso de ensaios feministas
Instituto Marielle Franco anuncia concurso de ensaios feministas
Marielle Franco, vereadora assassinada no Rio de Janeiro. Foto: Mário Vasconcellos/CMRJ
Apoie Siga-nos no

O Instituto Marielle Franco divulgou, na terça-feira 21, o futuro lançamento de edital para a publicação de um ensaio feminista inédito escrito por mulheres. Nomeada de “Concurso Marielle Franco de Ensaios Feministas”, a iniciativa é realizada pela Editora Contracorrente, parceira do Instituto no concurso.

De acordo com o divulgado, a premiação tem o objetivo de “fortalecer o pensamento feminista e defender a memória e a luta de Marielle” por meio da seleção de ensaios sobre aspectos variados do feminismo, que devem ser escritos por mulheres cis e trans.

O edital receberá candidaturas entre os dias 14 de março e 14 de julho, e o processo será feito no site do Instituto, onde é possível se inscrever para receber informações sobre o concurso. A premiação será feita no dia 14 de agosto.

A data inicial de recebimento dos trabalhos, inclusive, marca os dois anos do assassinato da vereadora do PSOL e do motorista Anderson Gomes. As motivações do crime ainda não têm respostas precisas por parte da investigação.

Os trabalhos serão avaliados por Anielle Franco, mestre em Jornalismo, irmã de Marielle e presidente do Instituto, e pelas escritoras Sueli Carneiro e Márcia Tiburi. O trabalho vencedor será premiado com o Troféu Marielle Franco, a quantia de 10 mil reais e a publicação online e impressa pela Editora Contracorrente, parceira e realizadora da iniciativa.

Segundo o site do Instituto Marielle Franco foi criado pela família da vereadora “com o objetivo de buscar justiça sobre o caso, defender a memória da vereadora, multiplicar o legado deixado por ela e regar as sementes que surgiram após o covarde assassinato que tirou a sua vida e a do motorista Anderson Gomes no dia 14 de Março de 2018”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo