Saúde

Minas Gerais registra suspeita de 1º caso de coronavírus no Brasil

De acordo com comunicado da Secretaria de Saúde de Minas, a paciente esteve em Xangai, na China, na última semana

Minas Gerais registra suspeita de 1º caso de coronavírus no Brasil
Minas Gerais registra suspeita de 1º caso de coronavírus no Brasil
(Foto: HANDOUT / SOEKARNO-HATTA INTERNATIONAL AIRPORT HEALTH CENTRE / AFP)
Apoie Siga-nos no

*Matéria atualizada às 15h58

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais divulgou, nesta quarta-feira 22, que um possível caso de paciente com coronavírus está sendo investigado na capital Belo Horizonte. Segundo nota divulgada, a paciente é uma mulher de 35 anos que esteve em Xangai, na China, até a última semana.

“Em 21/01/2020 foi identificada na UPA Centro Sul de Belo Horizonte uma paciente, brasileira, de 35 anos, proveniente da China (esteve em Shangai) e que desembarcou em Belo Horizonte no dia 18/01, com sintomas respiratórios, compatíveis com doença respiratória viral aguda”, informa a Secretaria.

O caso ainda está sob investigação e é tratado como suspeito, já que a paciente não apresenta sinais de gravidade clínica comprovada. Por precaução, a Secretaria informou que foram tomadas “todas as medidas assistenciais para redução de risco de transmissão”.

“Este caso foi notificado como suspeito para coronavírus e a paciente está clinicamente estável e o caso segue em investigação”, diz a nota, divulgada no site do órgão. Ainda de acordo com o comunicado, os exames que podem comprovar o primeiro caso de coronavírus no País estão sendo rodados pela equipe de saúde.

A paciente disse aos médicos que não esteve presente na região de Wunhan, e relatou que não teve contato com qualquer pessoa sintomática na China.

O novo vírus de uma cepa desconhecida de coronavírus matou dezessete pessoas na China e registrou até o momento 300 casos de infecção. O país, que está prestes a entrar em um feriado longo, teme que o vírus se propague mais rapidamente por causa da alta movimentação. Cerca de 920 pessoas se encontram em observação como possíveis infectados.

*Com informações da AFP

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo