CartaCapital

Fechamento: Donald Trump coloca o mundo em perigo. Assista

Presidente dos EUA cruza uma linha nunca antes desrespeitada por seus antecessores. Veja os destaques da nova edição da revista CartaCapital

Fechamento: Donald Trump coloca o mundo em perigo. Assista
Fechamento: Donald Trump coloca o mundo em perigo. Assista
Jornalistas na gravação do programa Fechamento
Apoie Siga-nos no

A edição 1088 de CartaCapital, nas bancas a partir desta sexta-feira 10, dedica 20 páginas às consequências do perigoso e crescente conflito entre os Estados Unidos e o Irã. Acossado por um processo de impeachment e em campanha pela reeleição, Donald Trump cruzou uma linha nunca antes desrespeitada por seus antecessores. O assassinato do general Qassem Suleimani, militar violento e atrabiliário, mas autoridade legítima de uma nação soberana fere todas as convenções e resoluções internacionais, explica o colunista Pedro Serrano, professor de Direito da PUC de São Paulo, em seu artigo à página 28.

José Sócrates, ex-primeiro-ministro de Portugal, lembra que a Guerra ao Terror completou 18 anos sem alcançar os resultados pretendidos. Ao contrário. Apesar de ter consumido 6 trilhões de dólares, a política dos EUA tornou o mundo mais inseguro e mais vigiado. O ex-chanceler Celso Amorim, experiente negociador de conflitos no Oriente Médio, expressa seu temor em relação  à precipitada adesão do governo Bolsonaro às teses de Trump e classifica de lastimável a nota do Ministério das Relações Exteriores. “O Itamaraty levianamente expõe  o País a sérios prejuízos econômicos e põe em risco a segurança de cidadãos brasileiros”, avalia.
Uma reportagem de André Barrocal vasculha os “negócios ocultos” do ministro da Economia, Paulo Guedes, e de seus apadrinhados no governo, alvo de investigações oficiais e de questionamentos de parlamentares. Thaís Oliveira relata os efeitos deletérios da nova política de livros didáticos, entre eles a autocensura das editoras, enquanto Rodrigo Martins analisa o verdadeiro potencial de uma chapa formada por Guilherme Boulos e Luiza Erundina para a prefeitura de São  Paulo, sonho do PSOL.
Na economia, o editor Carlos Drummond explica a compra da Avon pela Natura, feito de grande envergadura para a multinacional brasileira. Por fim, confira a entrevista de Sandra Benites, primeira indígena a ser curadora do Masp, maior museu da América Latina.
Assista ao programa Fechamento e saiba mais detalhes da edição:

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo