Educação
Curta de animação valoriza amor pelo cabelo crespo; assista
O filme do cineasta Matthew A. Cherry fala sobre autoconfiança e identidade


Um filme de animação lançado pela Sony no dia 5 de dezembro vem fazendo sucesso entre os espectadores: já são mais de 6 milhões de visualizações. “Hair Love” fala sobre o amor ao cabelo crespo. O filme traz a história de uma garota negra que resiste bravamente às investidas do pai em prender o seu cabelo e disfarçar o volume de seus fios.
A criança defende o penteado que quer fazer no cabelo para ir ao hospital visitar a sua mãe, que tem câncer. O curta, do cineasta Matthew A. Cherry, fala sobre a importância da autoconfiança e da construção da identidade. Ao fim, a criança faz com que a mãe, que usa lenço para disfarçar a careca devido ao tratamento da doença, tire-o e assuma sua imagem frente ao espelho.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.